Quem Somos

 

O Magic Contact é uma aplicação gratuita desenvolvida pela Fundação Altice, no âmbito do Programa Inclui.

Fundação Altice

A Fundação Altice Portugal, pertencendo a um grupo internacional de cariz tecnológico, procura alavancar a sua expertise e fortalecer parcerias para prossecução da sua atividade, na procura de respostas eficazes e sustentáveis para problemas sociais e globais, desenvolvendo produtos e soluções e investindo em projetos transformadores, em particular para a acessibilidade à comunicação para todos, no acesso ao conhecimento e, ainda, na democratização da arte enquanto veículo cultural e do humanismo.

A aplicação MagicContact está disponível desde 2015, tendo desenvolvimento tecnológico ficado a cargo da MagicKey, num âmbito de um projeto de investigação do Politécnico da Guarda e contou com a colaboração do SAPO.

Desde a sua fase concepção que o MagicContact foi desenvolvido com o contributo de várias dezenas de utilizadores, cuidadores, terapeutas e professores. Contámos com a inestimável colaboração de muitas instituições portuguesas que apoiam pessoas com limitações neuromotoras e limitações na comunicação.

Parceiros

aTopLab

O aTOPlab é um laboratório de investigação e formação para o estudo, avaliação, desenvolvimento e implementação de tecnologias de apoio (TA), assim como para o apoio à comunidade, sustentado numa política nacional global, integrada e transversal que equitativamente compensa e atenua limitações e restrições de pessoas com deficiência ou incapacidade, permanente ou temporária. Colabora para a resposta aos desafios societais, pelo respeito pela diversidade e equidade digital a nível nacional e internacional. Realiza estudos técnicos e científicos que ligam a promoção do desempenho ocupacional através de intervenção terapêutica e treinos funcionais diferenciados e específicos com recurso a tecnologia.

O aTOPLab, do Politécnico de Leiria, parceiro R&D, é responsável pela validação terapêutica, formação, consultadoria de funcionalidades e testes da aplicação.


APPC A Associação do Porto de Paralisia Cerebral (APPC) conta com mais de 25 anos de experiência na intervenção ao nível das tecnologias de apoio para a comunicação. A crescente necessidade de consultoria, ditou a reestruturação das dinâmicas na intervenção ao nível das tecnologias para comunicação aumentativa. O Serviço de Tecnologias de Apoio (STA), especializado nas tecnologias de apoio à comunicação e acesso à informação, iniciou a sua atividade em 2011.

A APPC, através do Serviço de Tecnologias de Apoio colabora desde o início do desenvolvimento da app através da validação e envio de sugestões de melhoria contínua, assim como nos testes com utilizadores reais, configuração e apoio técnico aos seus clientes.

CMRA O Laboratório de Acesso à Tecnologia e Comunicação (LATeC) encontra-se integrado no Centro de Medicina de Reabilitação de Alcoitão (CMRA) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML). Este laboratório tem por objetivo promover a participação das pessoas com incapacidade através da seleção, utilização e adaptação de tecnologias de apoio nas diversas áreas de ocupação, nomeadamente na comunicação. A avaliação do utente é realizada por uma equipa multidisciplinar em termos do acesso às tecnologias de informação e promoção da comunicação, tendo em conta as suas necessidades, motivações, parceiros e contexto. Esta avaliação é realizada de forma sistematizada com recurso a uma ferramenta de avaliação, com vista à seleção das tecnologias de apoio mais adequadas, quer ao nível de hardware e respetivas interfaces de acesso, como de software e, eventualmente, os respetivos conteúdos. Na sequência deste estudo procede-se também ao aconselhamento ao utente/cuidador e eventual indicação para prescrição/ aquisição/ treino.

O CMRA através do LATeC tem vindo a colaborar nos testes e divulgação da aplicação.

hes-inovação.com A HES-Inovação é uma empresa especializada em soluções integradas de sistemas de Informação Web e Mobile.

Face à necessidade de evolução da aplicação, desde 2023 que o desenvolvimento da aplicação e da manutenção o desenvolvimento e manutenção da aplicação passou da MagicKey para a HES-Inovação.

Agradecimentos

MagicKeyAssociação Paralisia Cerebral de LisboaASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICAAssociação de Paralisia Cerebral Almada Seixal
Secretaria Regional da Educação, Ciência e TecnologiaDireção-Geral da EducaçãoSAPO UXAltice Labs